Programa Saúde no Porto assegura atendimentos a turistas de transatlânticos
A iniciativa promove saúde e segurança para visitantes que chegam à capital alagoana pelo mar.

O programa Saúde no Porto, criado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), atendeu quarta e quinta-feira (13) os passageiros que vieram nos navios MSC Grandiosa e MSC Orchestra, com mais de 7 mil turistas nas duas embarcações. O programa mantém um posto de atendimento no Porto de Maceió visando receber os milhares de turistas que chegam à capital nos navios de cruzeiros
Em média, são realizados cerca de 40 atendimentos a cada navio que atraca em Maceió. Entre os serviços ofertados estão a aferição de pressão arterial, testes de glicemia, curativos, teste rápidos de HIV e sífilis e encaminhamentos para unidades de saúde mais próximas, a exemplo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá e o Hospital Geral do Estado (HGE).
“São medidas importantes que asseguram que nossos visitantes estejam seguros e possam aproveitar sua estadia com conforto e segurança”, destacou a coordenadora das Ações Estratégicas do Governo, Kécia Alcântara.
Entre os atendimentos realizados na quarta-feira (12) está o encaminhamento de um turista para a UPA Jaraguá. “Foi verificado um caso de suspeita de dengue, que foi encaminhado para a unidade de saúde para avaliação”, explicou Kécia.
Outra visitante atendida foi Jéssica Cristina. “Senti uma leve tontura e procurei o posto de atendimento para realizar uma aferição de pressão. Fui muito bem acolhida e é sempre importante saber que temos esse apoio aqui durante a chegada dos transatlânticos”, destacou.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, lembrou que a gestão estadual está comprometida em garantir atendimento digno em saúde para todos. “Visitantes ou moradores são atendidos em Alagoas por equipes preparadas e pautadas por princípios de humanização”, reforçou o gestor da Sesau.
COMENTÁRIOS