Ifal abre seleção para professores temporários; veja como fazer
Oportunidades são para professores de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou, nesta quinta-feira (20), o Edital nº 2/2025, de Seleção Simplificada de professores(as) temporários(as) e formação de cadastro reserva para o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (PartiuIF). As inscrições já começaram e ocorrem gratuitamente na página de Exame do Ifal até o dia 25 de fevereiro.
Serão selecionados profissionais de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza para atuarem em todos os 16 campi do Ifal, com atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens e recomposição de habilidades e competências necessárias para melhorar as oportunidades educacionais de acesso e permanência no Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para isso, os docentes receberão 10 parcelas de bolsas no valor de R$ 1.430,00, referentes ao período de atuação, de março a dezembro de 2025.
Podem concorrer às vagas servidores(as) efetivos(as) e substitutos(as), bem como professores(as) externos(as) ao Ifal que possuam a habilitação mínima para cada componente curricular. Aos(às) candidatos(as) também é exigida a disponibilidade de carga-horária para atuar nos horários previstos de execução do programa. Confira o edital completo!
Sobre o programa
O PartiuIF será ofertado para alunos do nono ano que cursaram integralmente o ensino fundamental na rede pública de ensino (negros, quilombolas, indígenas ou pessoas com deficiência) e que fazem parte de família com renda por pessoa de até um salário mínimo.
O programa vai ofertar o ensino de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e atendimento psicopedagógico para que esses estudantes tenham condições mais equitativas de acesso ao ensino médio ofertado nos institutos federais.
COMENTÁRIOS