Gerência do Proerd e PM implantam currículo para Ensino Médio em Alagoas
Colégio da Polícia Militar de Maceió foi a primeira unidade escolar a receber novas instruções

Com o início do ano letivo, a Gerência Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e a Polícia Militar implantaram o currículo de instruções preventivas voltadas para alunos do Ensino Médio em escolas de Alagoas.
O objetivo do Currículo Proerd para Ensino Médio é ampliar e consolidar as maneiras de se utilizar informações sobre drogas e violência para fazer escolhas positivas, com especial foco na gerência do controle emocional. Além disso, promove um debate entre os alunos acerca de temas como as percepções e consequências do uso de álcool e outras drogas, estratégias de resistência à pressão de pessoas que possam influenciá-los negativamente.
A primeira instituição de ensino a receber a aplicação das atividades foi a unidade Maceió do Colégio Tiradentes, pertencente à PM, que é localizada no bairro do Trapiche da Barra. Desde a última terça-feira (11), alunos do CPM estão sendo capacitados a se tornarem pessoas proativas e protagonistas na comunidade escolar.
A gerente estadual do Proerd, coronel RR Valdenize Ferreira, enalteceu a importância da iniciativa conjunta, que promove uma abordagem diferenciada do Proerd para um novo público.
“Os instrutores serão ainda mais fundamentais na construção da nossa sociedade. Além de transmissores de informações, eles terão um papel primordial como facilitadores, permitindo que os alunos participem de forma ativa das discussões, incentivando-os com o compartilhamento de opiniões nos debates que serão promovidos sobre os temas destacados”, afirmou ela.
Ainda segundo a oficial, todas as turmas do Colégio Tiradentes vão receber a capacitação. A ideia é implantar o novo currículo do Proerd nas demais escolas das redes de ensino públicas e privadas.
“Queremos contribuir muito mais com a formação dos nossos jovens, para que tenhamos, cada vez mais, pessoas conscientes e preparadas para lidar com os desafios encontrados na sociedade. Esperamos que todas as escolas sejam contempladas com a nova grade curricular e assim promovamos uma cultura de prevenção à violência em todo o estado”, concluiu ela.
Mais ações do Proerd
Antes do início das aulas, militares do Proerd também participaram de atividades das jornadas pedagógicas com gestores, articuladores e coordenadores nas Gerências Especiais de Educação de Maceió. O objetivo é fortalecer o vínculo entre a Polícia Militar e a comunidade escolar.
Ações preventivas também estão sendo promovidas com pais, responsáveis e crianças em condomínios residenciais da capital. Nos últimos dias, as equipes realizaram palestras informativas, interativas e lúdicas para reforçar o trabalho comunitário de prevenção à violência.
COMENTÁRIOS