Prefeitos de Cacimbinhas e Estrela de Alagoas discutem dessalinização da água
Estado reforça compromisso com a ampliação do acesso à água potável, da piscicultura e aprimoramento do Programa Água Doce.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Gino César, recebeu nesta segunda-feira (10) os prefeitos de Cacimbinhas, Vaval Wanderley, e de Estrela de Alagoas, Roberto Wanderley, além do ex-presidente da AMA e ex-prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley, para tratar do avanço do Programa Água Doce (PAD) nos municípios.
A reunião abordou a recuperação da capacidade produtiva dos sistemas de dessalinização, a resolução de questões administrativas e a implementação de novas unidades. Cacimbinhas é reconhecida nacionalmente pela excelência na gestão desses sistemas, e a experiência bem-sucedida servirá de modelo para Estrela de Alagoas, que busca ampliar o acesso à água potável para a população, além de também ter estrutura para retomar a piscicultura nos tanques de rejeito.
“O governador Paulo Dantas tem um compromisso firme com a segurança hídrica e com o fortalecimento de políticas públicas que garantam água de qualidade para quem mais precisa. Estamos trabalhando em parceria com os municípios para avançarmos cada vez mais e levar soluções concretas para as comunidades”, destacou o secretário Gino César.
O Programa Água Doce é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com estados e municípios, e tem sido fundamental para garantir abastecimento sustentável e eficiente em regiões onde há escassez hídrica e incidência de água salobra no subsolo, promovendo a dessalinização da água e beneficiando milhares de famílias alagoanas. Com esse novo alinhamento, a expectativa é que mais comunidades possam ser atendidas, consolidando Alagoas como referência na gestão de recursos hídricos.
COMENTÁRIOS