Após reforma, Fórum de Olho d’Água das Flores é entregue à população
Prédio passou por melhorias na estrutura; ministro Humberto Martins acompanhou inauguração
O Tribunal de Justiça de Alagoas entregou, nesta segunda (16), o novo Fórum de Olho d’Água das Flores. O prédio recebeu melhorias na estrutura e na acessibilidade.
Orçada em quase R$ 740 mil, a reforma melhora as condições de trabalho dos servidores e contribui para uma prestação jurisdicional mais efetiva, segundo o presidente do TJAL, Fernando Tourinho.
“A comunidade de Olho d’Água das Flores será melhor atendida. Estamos inaugurando uma ampla reforma no prédio, que tem o nome do doutor José Martins Filho, uma figura ímpar que prestou grandes serviços ao estado”, afirmou.
Ainda segundo o desembargador, mais reformas devem ser entregues até o final de sua gestão, em 14 de janeiro. “Estamos na reta final, mas com muita disposição para realizarmos mais obras. Acredito que mais cinco unidades serão entregues”, disse.
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, filho de José Martins Filho, participou da solenidade e destacou a trajetória da pai, que foi o primeiro promotor de justiça da comarca de Olho d’Água das Flores.
“Fico muito feliz com a homenagem. Meu pai dedicou 47 anos ao Ministério Público, fazendo do Direito um instrumento pela paz”.
O ministro também enalteceu o trabalho da atual gestão do TJAL. “O presidente Tourinho tem realizado muitas entregas de obras e reformas em vários municípios. É uma gestão participativa e agregadora, uma gestão do diálogo”.
Mudanças
A reforma do fórum durou cerca de três meses e incluiu a recuperação dos acessos ao edifício, uniformização da fachada, reorganização de salas, instalação de corrimãos e aplicação de piso tátil.
O prédio passou ainda por pintura geral, limpeza interna e externa, recuperação de grades, melhorias na iluminação, correção de problemas de infiltração, entre outras mudanças.
O salão do júri, que recebe o nome do desembargador José Fernando Lima Souza, foi reorganizado para atender aos padrões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do TJAL.
“Agradecemos todo o esforço do Tribunal, que está promovendo a entrega desse equipamento para fazer a justiça em nossa cidade”, disse o prefeito José Luiz Vasconcellos dos Anjos.
Os recursos foram provenientes do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (Funjuris). O planejamento e a supervisão da reforma ficaram a cargo da Diretoria de Infraestrutura de Obras e Serviços (Dinfra) do TJAL.
“Essa reforma melhora exponencialmente para nós, magistrados, para os servidores e principalmente para a população aqui de Olho d'Água e de Monteirópolis, que vai ter mais prazer em vir ao fórum buscar seus direitos”, destacou o juiz Jader Mariz, substituto da comarca.
Participaram da inauguração os desembargadores Orlando Rocha Filho, Otávio Praxedes, Fábio Bittencourt, João Luiz Lessa, Celyrio Adamastor, Carlos Cavalcanti e Márcio Roberto, além dos desembargadores aposentados José Carlos Malta e Estácio Gama.
Presentes ainda o desembargador eleitoral Rodrigo Malta Prata, juízes e servidores do TJAL, representantes da Ordem dos Advogados, da Defensoria e do Ministério Público, da Câmara de Vereadores e da Prefeitura.