Prevenção do HIV: Entenda a diferença entre PrEP e PEP e saiba onde ter acesso em Alagoas
As duas ferramentas de prevenção são eficazes para evitar a infecção no organismo pelo vírus da Aids
A luta contra o HIV inclui diferentes estratégias de prevenção e, além do uso do preservativo durante as relações sexuais, há também a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). As duas são ferramentas eficazes para evitar a infecção pelo vírus da Aids, mas possuem indicações e formas de uso específicas.
Asseguradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio Ministério da Saúde, tanto a PrEP quanto a PEP estão disponíveis em Alagoas. Entretanto, para fazer uso, é necessário que os usuários atendam a pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Conforme a coordenadora do Programa Estadual de Controle do HIV/Aids, Hillary Santos, as duas estratégias de prevenção são eficazes, mas devem ser utilizadas de forma consciente e responsável. “O uso do preservativo ainda continua sendo a medida de maior difusão, mas, para públicos e casos específicos, o SUS disponibiliza da PrEp e a PEP, que são utilizados apenas mediante prescrição”, frisou.
PrEP
A PrEP consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais por pessoas que não têm HIV, mas que estão em maior risco de contrair o vírus. Ela consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. De acordo com o Ministério da Saúde, essa estratégia tem se mostrado eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção.
Em Alagoas, a PrEP está disponível em Maceió, no PAM Salgadinho, no Centro; no Serviço de Atenção Especializada (SAE) do Hospital Escola Helvio Auto (HEA), no bairro Trapiche; e na Clínica da Família do Jacintinho. Já no interior, o medicamento está disponível no Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Arapiraca, União dos Palmares e Palmeira dos Índios.