Com o tema “Alagoas e seus enCantos” abertura dos Jogos Escolares 2024 celebra o esporte
Esta é a segunda edição dos Jogos Escolares de Coruripe de forma unificada e contou a cerimônia de abertura foi repleta de belas apresentações
A segunda edição dos Jogos Escolares de Coruripe de forma unificada, foi aberta oficialmente na tarde da última sexta-feira (23), na Praça Geraldo Rolemberg Lessa (Praça do Skate), com uma cerimônia repleta de apresentações e mensagens que celebram o esporte, como meio para o desenvolvimento da amizade, do companheirismo, do espírito de equipe, da solidariedade, da fé e da vontade de vencer.
A prefeitura de Coruripe por meio da secretaria de Educação promoveu o desfile das escolas pelas ruas da cidade. O evento teve início saindo da Secretaria de Educação com as delegações acompanhadas das Fanfarras São José do Poxim e Anadeje Caetano de Feliz Deserto.
A abertura contou com a presença dos alunos, profissionais da educação e familiares dos estudantes. O evento teve como tema “Alagoas e seus enCantos” cercado de homenagens, apresentações culturais, momentos solenes e o acendimento da pira olímpica.
Segundo Rayara Beltrão, coordenadora de Educação Física da rede, os jogos escolares desempenham um papel fundamental no contexto pedagógico das escolas e vão além da prática esportiva. “A competição estimula o trabalho em equipe, a disciplina, a superação de desafios e a socialização entre os estudantes. Além disso, proporcionam uma vivência lúdica, desenvolvendo habilidades cognitivas e emocionais dos alunos. Que todos possam aproveitar cada momento dos jogos que com certeza ficará marcada em nossas vidas, afinal o esporte encanta e transforma“, destacou Rayara.
A 2ª edição dos jogos escolares do município, reuniu 16 escolas do fundamental I e II dos eixos Centro, Pindorama e Praias, a ideia de realizar uma única abertura para toda a rede, tem como propósito que todos tenham uma educação de qualidade e com equidade, onde todos os estudantes se unem com um único propósito, o amor pelo esporte, com respeito e integridade e assim alcançar o desenvolvimento dos quatro pilares da educação: Saber, Fazer, Ser e Conviver.
Na programação teve homenagem aos alunos das jornadas ampliadas esportivas das escolas, que se destacaram em 2024 em várias competições de nível Estadual e Nacional, nas modalidades Karatê, Badminton e Atletismo.
A aluna Graciely Lara da Escola Santa Ana recitou o poema Alagoas: sua Terra e sua Gente e em seguida o público assistiu as homenagens representadas pela dança em suas inúmeras manifestações: Alagoas Paraíso das Águas; Alagoas, Acervo e Memórias; Alagoas Feita a Mão e Alagoas, Cores e Sons.
A tocha olímpica, símbolo do espírito esportivo, foi conduzida pelas mãos, de Givanilda Batista, representando todas as cozinheiras de Alagoas, Betina Ambrósio, representando o artesanato, Maria Betânia Santos Leite, patrimônio vivo da cultura de Alagoas representando as Baianas praieiras e de Claudenice dos Santos, pescador que representou todos que vivem da pesca.
Depois quem recebeu a tocha olímpica e fez o acendimento da pira foi o aluno José Talysson da Escola Santa Ana, que foi destaque no cenário esportivo, o estudante foi ouro e prata na Copa Alagoana de Karatê, ouro e bronze no Alagoano de Karatê, Bronze nos Jogos estudantis de Alagoas o JEAL e ouro no Open Alagoano de Karatê.
Finalizando a cerimônia o juramento foi feito pelo aluno Lucas Daniel, da Escola Francisco Amálio Maria, atleta medalhista na Paraolimpíada na modalidade de atletismo em arremesso de peso e dardo.
“Os jogos escolares são de extrema importância na grade curricular dos alunos, onde eles extravasam, confraternizam, se divertem e aprendem diversas coisas como, por exemplo, disciplina, respeito às regras, socialização entre seus colegas de sala e de outras salas. É um momento muito esperado por eles o ano inteiro na expectativa da competição”, inalizou Henrique Ramos, professor de Educação Física.