Santana: Prefeitura faz Fórum sobre ervas medicinais e avança para implantar Farmácia Viva
A professora do IFAL, Susamar Pansini apresentou um levantamento de Ervas Medicinas na Região.
A Prefeitura de Santana do Ipanema realizou na quinta-feira (1), o I Fórum Municipal Saberes em Práticas Integrativas em nossa região: ervas medicinais. A iniciativa avança para a implantação da Farmácia Viva em Santana do Ipanema.
O evento aconteceu no auditório da Uneal e contou com as presenças da prefeita Christiane Bulhões, diretor da Uneal, Israel Gomes, o coordenador do projeto, Dr. Avelar Alécio, secretários municipais, professores, agricultores e público em geral.
O fórum teve início com as discussões de 3 grupos de trabalho: Camomila, Alecrim e Hortelã. Em seguida teve os painéis. A Professora da UNEAL, Taline Cristina falou do papel das farmacopeias locais na cura de doenças: um diálogo possível entre Ciência e Cultura popular.
A professora do IFAL, Susamar Pansini apresentou um levantamento de Ervas Medicinas na Região.
A agricultora Rosa Maria apresentou uma experiência exitosa no cultivo e uso de ervas medicinas em uma comunidade do Sítio Serrote dos Bois.
Enquanto a assistente Social Cristóvia Vieira falou da coleta de dados sobre o uso de plantas medicinais pela Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social.
A prefeita avaliou o evento valoriza a sabedoria popular com troca de experiências entre o poder público, as instituições de ensino e a comunidade, por meio de grupos de trabalho e painéis.
O Farmácia Viva trata-se do cultivo, conservação e utilização de plantas medicinais para a produção de medicamentos e conta com um trabalho intersetorial, com a participação das secretariais municipais e das instituições de ensino.