Juceal apresenta evolução do registro e licenciamento de empresas para estudantes da Ufal
Destacando o Portal Facilita Alagoas, palestra foi realizada para o curso de Ciências Contábeis.
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) apresentou para os alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na terça-feira (19), a evolução do registro de negócios no estado de Alagoas e o momento atual de como os processos de abertura, alteração e baixa de empresas são oferecidos pela autarquia.
A palestra foi ministrada pelo gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, que mostrou para os alunos de Ciências Contábeis o que é a Juceal, o andamento do processo empresarial, os diferenciais que tornaram a autarquia referência nacional e os dados atuais referentes ao registro e ao licenciamento de negócios.
Para a coordenadora do curso, a professora Érica Xavier, essas iniciativas são imprescindíveis para fomentar a construção do conhecimento na prática. “Essa troca da área profissional com os nossos alunos contribui muito com a formação deles, pois eles aprendem o passo a passo para abrir uma empresa”, destacou.
A apresentação mostrou para os futuros contadores uma demonstração das funcionalidades dos sistemas utilizados pela entidade, bem como a simulação da abertura de uma empresa no Portal Facilita Alagoas – interface do registro e do licenciamento de negócios.
O convite foi uma iniciativa da professora da disciplina de Laboratório Contábil I, Katiane Pinho, que, durante o encontro, elogiou a modernização dos serviços oferecidos pela autarquia.
“Eu vivenciei uma época em que não existia nenhum sistema fácil, não existia o Facilita e eu já cheguei a passar 60 dias para abrir uma empresa. Se alguma coisa estava errada, pediam para eu fazer tudo de novo. Hoje a gente tem acesso a um sistema da Redesim que faz toda essa integralização”, relatou a professora.
Durante a apresentação, que foi o encerramento da disciplina para os alunos do 8° período, Jadson Ramos destacou a agilidade no tempo médio para abertura empresarial no estado, que ocupa a 5° posição dentre as Unidades Federativas.
Segundo o ranking de outubro divulgado pela Rede Nacional Para a Simplificação do Registro e da Legalização de Negócios (Redesim), o estado alcançou o tempo de 5h53 para a consulta de viabilidade local e nome empresarial, 0h02 para a autenticação de cadastros e 4h08 com relação ao trabalho da Juceal, resultando no tempo médio de 10h03 para abertura de negócios.
“É imprescindível para aqueles que desejam se tornar contadores conhecer o Portal Facilita Alagoas, porque todos os trabalhos que a Junta Comercial oferece se encontram lá”, afirmou Ramos.
A Junta Comercial promove essas palestras com o intuito de intensificar o vínculo com os estudantes e futuros clientes.