Publicidade
  • Santana do Ipanema, 15/09/2024
  • A +
  • A -

Ministro e vice-governador reafirmam compromisso com a agricultura familiar em encontro com Movimentos Populares

O encontro reforçou a importância da união entre os governos federal e estadual e os movimentos populares para a promoção de políticas públicas que beneficiem a agricultura familiar e a reforma agrária.

Fotos: Errol Flynn
Ministro e vice-governador reafirmam compromisso com a agricultura familiar em encontro com Movimentos Populares
Publicidade

O vice-governador Ronaldo Lessa e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, recepcionaram representantes de movimentos populares de Alagoas, e lideranças da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Alagoas (Fetag-AL), nesta quarta-feira (4), no Salão Nobre do Palácio Floriano Peixoto.

“Ser recebido pelos movimentos populares mostra de que lado o Governo Federal está”, afirmou o ministro Paulo, que disse ser uma honra estar na terra de Zumbi dos Palmares e Dandara. “Foi Vidas Secas, de Graciliano Ramos, que me inspirou a dar os primeiros passos para lutar contra as desigualdades”, ressaltou.

O vice-governador Lessa, que representou o governador Paulo Dantas, disse que sempre defendeu as classes menos favorecidas e tem estado imbuído em incentivar o cooperativismo como forma de incrementar o mercado produtivo. Ele destacou ainda a importância deste alinhamento do Governo Federal com o Governo do Estado. “É preciso que tenhamos uma alternativa para fugir desse capitalismo selvagem”, afirmou.


O ministro afirmou que o presidente Lula tem uma obsessão: alimentar o povo. Mas, na terra que se produz alimentos tem gente passando fome. “Todos os governos que lutaram contra isso foram derrubados – isso é herança das capitanias hereditárias e da escravidão. O capital não quer limites, não quer jurisdição”, afirmou.


Na ocasião, o ministro elogiou a postura combativa dos movimentos em Alagoas. “Aqui tem um movimento aguerrido, de luta, e a pressão que vocês fazem é uma pressão santa. Nenhuma força pode barrar isso”, ressaltou.

O deputado Paulão ressaltou a importância dos movimentos. “Esse encontro é uma simbologia. Estamos recebendo um segmento muito valoroso. Mais de 80% do que consumimos é fruto dos movimentos presentes”, avaliou.


Em seu discurso, Ronaldo Medeiros afirmou: “Esse é um governo popular que tem compromisso com a reforma agrária. A vinda do ministro abre as portas para um trabalho que já vinha sendo executado”, concluiu.

Sobre as ações do governo para beneficiar a categoria, o ministro destacou os benefícios que as políticas públicas proporcionam ao pequeno agricultor. Queremos estimular o cooperativismo e criar uma agenda bimensal com vocês para acelerar as entregas. O Plano Safra é crédito barato. Vamos limpar o nome dos assentados para terem crédito barato”, disse.

O encontro reforçou a importância da união entre os governos federal e estadual e os movimentos populares para a promoção de políticas públicas que beneficiem a agricultura familiar e a reforma agrária, destacando o papel crucial desses movimentos na produção de alimentos e na luta contra as desigualdades sociais.

Acompanharam o encontro o deputado federal Paulão e o deputado estadual Ronaldo Medeiros, representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento de Luta pela Terra (MLT), Movimento de Luta Socialista (MSL), Movimento Popular pela Terra e Liberdade (MPTL), Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) e Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST).

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.