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  • Santana do Ipanema, 12/09/2024
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Hospital quer avaliar satisfação dos pacientes com atendimento

A abordagem vai além das tradicionais caixas de sugestões e pesquisas de satisfação, e capta a real opinião dos pacientes.

Foto: Neide Brandão / Ascom Sesau
Hospital quer avaliar satisfação dos pacientes com atendimento A abordagem da Ouvidoria SUS do Hospital do Coração Alagoano vai além das tradicionais caixas de sugestões e pesquisas de satisfação
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O Hospital do Coração Alagoano, situado em Maceió e vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), segue sendo destaque em Alagoas pelo compromisso com a excelência no atendimento ao paciente cardiológico. Uma destas iniciativas para qualificar a assistência e, que evidencia esse diferencial, é o trabalho inovador realizado pela Ouvidoria SUS da unidade, que por meio do Programa Visita Beira Leito, capta a real opinião dos pacientes sobre o atendimento recebido, o que contribui para uma gestão hospitalar mais eficaz.

A abordagem seguida pela Ouvidoria SUS do Hospital do Coração Alagoano vai além das tradicionais caixas de sugestões e pesquisas de satisfação. Por meio do Programa Visita Beira Leito, a equipe vai pessoalmente aos quartos dos pacientes e, com eles, tem uma conversa franca e aberta sobre a assistência oferecida pela equipe multidisciplinar. Esse contato direto é crucial para obter as opiniões que, muitas vezes, não são reveladas em métodos de coleta de dados mais distantes.

“A visita à beira leito é uma prática essencial para ouvir diretamente dos pacientes e seus familiares como está a relação deles com o hospital. Essa busca ativa nos permite entender melhor a experiência vivida por nossos usuários e, a partir das informações coletadas e tabuladas em indicadores, auxilia a gestão na melhoria contínua do atendimento,” explicou a ouvidora do Hospital do Coração Alagoano, Thauane Alves.

Constatação

Um exemplo do impacto positivo dessa prática pode ser visto na experiência do paciente José Inaldo Soares, de 68 anos, residente em Pilar. Atualmente em tratamento no Hospital do Coração Alagoano para a preparação de um procedimento cardíaco, ele foi um dos pacientes que teve a oportunidade de interagir com a Ouvidoria SUS durante a execução do Programa Visita Beira Leito.

“Cheguei aqui cansado, mal conseguia dormir e precisava ficar sentado para respirar. Hoje estou bem melhor, já consigo dormir. O atendimento daqui, desde os médicos até o pessoal da limpeza, é excelente. Não tenho do que reclamar. Daria 100% ao Hospital do Coração Alagoano,” destacou José Inaldo.

Para o diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, as declarações positivas do paciente sobre a unidade hospitalar são um reflexo do sucesso da iniciativa desenvolvida pela Ouvidoria SUS. Isso porque, segundo ele, o Programa Visita Beira Leito consegue captar e utilizar as percepções dos pacientes para promover melhorias contínuas.

“A prática do Programa Visita Beira Leito não só ajuda a identificar áreas que precisam de ajustes, mas, também, fortalece a confiança e a satisfação dos pacientes com a instituição. A gestão do Hospital do Coração Alagoano, apoiada pela Ouvidoria SUS e sua abordagem proativa, está estabelecendo novos padrões para a qualidade do atendimento hospitalar em Alagoas. Através desse trabalho diferenciado, o hospital continua a demonstrar seu compromisso com a excelência e a humanização no cuidado aos pacientes”, explicou Otoni Veríssimo.

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