Quitéria Souza
Sob os olhos de Jeane Moura
O município de Senador Rui Palmeira está localizado no Médio Sertão de Alagoas e assim como os demais municípios desta região, enfrenta desafios econômicos, sociais e de infraestrutura.
Uma característica típica da localidade é o vínculo com famílias tradicionais na política. Em Senador não seria diferente. Ao longo dos anos a cidade é governada pela família Moura. Essa família tem papel decisivo na política da cidade e segundo relatos, os Mouras se consolidaram como força política desde 1990.
A personagem principal dos últimos anos é a prefeita Jeane Moura, que iniciou sua trajetória na política de Senador, sendo chefe de governo nos mandatos do prefeito da época, Siloé Moura, seu pai.
Siloé foi prefeito entre 2004 a 2008 e continuou até 2012. Ao longo dos mandatos do pai, ela construiu uma consistente rede de apoio popular no município.
A sua ascensão à prefeitura, era questão de tempo e claro, o respeito a regra de inelegibilidade, por ser filha do chefe do poder publico municipal. Por não está elegivel ao cargo majoritário, em 2012 de forma estratégica, Joãozinho, primo de Jeane Moura é apresentado como candidato sendo eleito e perpetuando o poder nas mãos da família Moura. Em 2016 Jeane chega a prefeitura de fato e pelo voto popular.
Jeane Moura é a primeira mulher eleita do município. Disputou em 2016 a sua primeira eleição e recebeu 4.010 votos (58,48%). Em 2020, Jeane foi reeleita com 4.332 votos (67,73%).
Antes mesmo de receber o aval do povo para guiar os seus destinos, Jeane já era chamada de prefeita por seus simpatizantes. Já foi até chamada de ministra do sertão pela facilidade em conversar e manter fortíssimos apoios dentro da estrutura política alagoana.
Os mandatos de Moura a frente do executivo, tem como destaque a educação, principalmente com a valorização dos servidores, acesso aos serviços básicos, políticas públicas para o bem estar da população, foram avanços significativos tanto na educação, saúde e infraestrutura urbana.
Nas eleições de 2024, Jeane não teve dificuldade de eleger seu sucessor, Joãozinho (MDB) eleito com 4.778 votos( 62,64%).
Diante da responsabilidade de "governar" mais uma vez o município de Senador Rui Palmeira, está o prefeito Joãozinho. Ao que tudo indica, pelo histórico de governança, os desafios do prefeito eleito será continuar o trabalho já conhecido pela população que o elegeu, sob os olhos atentos da política sertaneja Jeane Moura.