Quitéria Souza
Rosa está de volta!
Quais os desafios da política que vai gerir novamente os destinos de Dois Riachos?
A prefeita Rosa Camilo é uma figura política importante no município de Dois Riachos, situado no Médio Sertão de Alagoas. Eleita prefeita em 2008, e reeleita em 2012, Rosa trabalhou em suas campanhas, focadas em melhorias para a cidade e na promoção de uma gestão mais eficiente, com ênfase na saúde, educação e assistência social.
Durante seus mandatos, a gestora implementou ações que contribuiram para o desenvolvimento econômico e social do município, com destaque para a melhoria dos serviços públicos, sempre em parcerias com os governos estadual e federal. Ela também promoveu a inclusão social e lutou contra as desigualdades sociais no município.
Vale ressaltar que Rosa Camilo enfrentou desafios típicos de cidades do interior do Brasil, como a falta de recursos e a necessidade de modernização da infraestrutura, mas sempre se empenhou em buscar soluções para esses problemas.
Em 2024, Camilo foi eleita pelo MDB e estará a frente da Prefeitura de Dois Riachos mais uma vez. Junior Matias, seu opositor, sobrinho do ex prefeito Jailton Matias, enfrentou a família Camilo e mais uma vez foi derrotado nas urnas.
Desafios da nova gestão
As prioridades para 2025, ao que parece, será investir em obras de pavimentação e saneamento básico, bem como educação, saúde e também no social, especialmente nas áreas periféricas da cidade. A melhoria da infraestrutura urbana e rural é crucial para o desenvolvimento de Dois Riachos, pois muitos municípios pequenos enfrentam dificuldades com vias e serviços essenciais.
O retorno de Rosa Camilo a Prefeitura de Dois Riachos faz parte de um processo natural da política interiorana.
Ramon Camilo, sobrinho da vencedora e o atual prefeito, manteve durante todo o seu mandato uma aceitacão popular significativa. Em 2016 disputou a eleição saindo vitorioso com 54, 75% dos votos válidos, somando 3.637 votos contra Junior Matias que obteve 45,25% dos votos válidos, totalizando 3.006 votos.
Em 2020 foi para reeleição contra Jorge Duca, pai de Jorginho Duca, que agora foi vice-prefeito eleito junto a Rosa. A diferença de votos ficou ainda mais estreita em relação à campanha anterior. Ramon obteve 3.625 votos, equivalente a 51,64% dos votos válidos contra Jorge Duca que obteve 3.395 votos, equivalente a 48,36% dos votos validos.
Essa junção das duas famílias, antes opositoras, chega com grande força no município, o que torna ainda mais difícil a vida política da oposição num futuro próximo. Vale lembrar que apesar de Rosa Camilo já ter gerido o município, acredita-se que terá, entre seus desafios, a tarefa de manter o trabalho do seu antecessor e de continuar o trabalho já conhecido pelo povo de Dois Riachos.