Quitéria Souza
PT e MDB sempre aliados
As eleições municipais de 2024 chegaram ao fim. O PSD se consolidou como o partido que mais elegeu prefeitos, seguido pelo MDB, PP, União Brasil e PL.
O PT, partido do presidente Lula, elegeu 252 prefeitos. Somente 1 em capitais.
Em 2004 o PT elegeu 411 prefeitos, em 2008 esse número aumentou, foi para 547 prefeitos.
Ao final do pleito eleitoral, fica visível que o partido do atual presidente sofreu uma enorme derrota nesta eleição, mas, não se pode negar que o PT tem aliados de peso. Entre esses partidos que dão sustentação ao partidos dos trabalhadores, está o MDB.
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) é um dos partidos mais antigos e importantes da história política brasileira. Fundado em 1965 durante o regime militar, o MDB nasceu como uma frente de oposição ao regime, que havia extinguido outros partidos e permitido a existência de apenas duas legendas: a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), apoiada pelos militares, e o MDB, que reunia forças contrárias ao regime.
Com a redemocratização, o MDB mudou sua denominação para Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em 1980, mantendo-se um partido de grande influência e de ampla representação no Congresso. Ao longo dos anos, o PMDB tornou-se conhecido por sua habilidade em compor com diferentes governos e ocupar posições importantes em diversas administrações, tanto a nível federal quanto estadual. Esse posicionamento garantiu ao partido a capacidade de estar sempre presente no poder, ainda que com críticas por seu papel de "partido de centro", adaptável às circunstâncias políticas.
O MDB elegeu 864 prefeitos em todo o país. No estado de Alagoas elegeu 65 prefeitos perdeu na capital Maceió, elegeu Luciano Barbosa na segunda maior cidade do estado, Arapiraca. O poder indiscutível do MDB encontra-se nas cidades do sertão alagoano.
Em 24 cidades do sertão o MDB elegeu 18 prefeitos.
Ao longo das décadas, PT e MDB sempre estiveram alinhados, em poucas situações divergiram . Nos anos 1990 e 2000, o MDB participou de governos de diferentes partidos, incluindo governos do PT (como nas administrações de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff), mas sempre voltado para negociações e coalizões.
Em 2016 houve uma ruptura com o processo de impeachment de Dilma Rousseff. O MDB apoiou o então vice Michel Temer.
Mas, logo a paz voltou a reinar com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, PT e MDB formaram o bloco de oposição tanto na câmara quanto no senado.
Uma “paz" entre esses partidos pode sinalizar uma aproximação em temas de interesse comum ou uma aliança estratégica. Essa aliança costuma ser observada em momentos onde ambos enxergam vantagens mútuas, as eleições de 2024 mostraram e 2026 certamente seguirá o mesmo rumo.