Publicidade
  • Santana do Ipanema, 24/01/2025
  • A +
  • A -

Quitéria Souza

Um novo ciclo no Poder Legislativo em Santana do Ipanema

Para os Bulhões, os vereadores derrotados não tiveram uma consequência negativa, pois foram eleitos quatro novos nomes dentro do grupo.

Miguel, Luana Robson e Lêga são os rostos novos na Casa Tácio Chagas Duarte a partir de 2025
Um novo ciclo no Poder Legislativo em Santana do Ipanema Fotos: Reprodução / Instagram

As eleições municipais recentes trouxeram um novo ciclo político nas cidades, com a vitória de diversos vereadores que serão responsáveis por legislar e fiscalizar as ações do Executivo. Em Santana do Ipanema são 11 cadeiras para o Legislativo. Os postulantes ao cargo disputaram uma eleição bem acirrada e nas conversas de bastidores e em análises dos candidatos era possível que quem tirasse menos de 1.000 votos não conseguisse uma vaga e  que candidatos de mandato poderiam ficar de fora, e isso realmente aconteceu. 

No grupo da hoje ex- prefeita Christiane Bulhões, três vereadores de mandato não conseguiram se reeleger. São eles:  Júnior do DETRAN, Nego de Zito e Tanila Almeida. Para o grupo dos Bulhões, essas derrotas não tiveram uma consequência negativa, pois, foram eleitos 4 novos nomes dentro do próprio grupo: Miguel Oliveira, Luana de Mário do Laboratório, Robson França e Renaldo Lega.

O primeiro colocado foi Miguel Oliveira, pai do ex prefeito de Dois Riachos, Ramon Camilo e irmão dos ex- vereadores Roberto e Adenilson Oliveira. Nos bastidores da política, é sabido que Adenilson é a pessoa que planeja, coordena e executa campanhas eleitorais vitoriosas dos Oliveiras para a Câmara Municipal de Santana do Ipanema, então, não foi uma surpresa esse resultado.

Luana de Mario já era vista como uma aposta assertiva, pois se firmou com o capital político do marido, hoje vice-prefeito da cidade. Mário já teve três mandatos como vereador, sendo por duas vezes o mais votado entre os pares.

Luana chega à casa Tacio Chagas com um grande desafio. Compete a ela a função de relatora da comissão do orçamento, onde na primeira sessão já foi votado o rateio do Fundeb. A atuação da vereadora como relatora será de elaborar pareceres sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do município, além de ter a responsabilidade de analisar as propostas de receitas  e despesas  do município. Esse orçamento vai determinar como os recursos públicos serão distribuídos nas diferentes áreas do município.

Outro parlamentar que conseguiu entrar nessa disputa é Robson França, eleito com  1.091 votos, seguido de Renaldo Lega. Ambos já haviam disputado outras eleições anteriores, mas somente agora conseguiram a aprovação suficiente na corrida eleitoral.

Nessa  legislatura,  02 vereadores novatos, farão parte da mesa diretora: Miguel Oliveira e Robson França. Renaldo Lega sempre foi uma apoiador nato dos Bulhões. Em 2020 bateu na trave. Nos registros da memória política desta eleição, em um comício, o próprio mandou um recado que tinha endereço certo.  "Não tirem meus votos, não entre nas minhas bases", disse ele, O recado parece ter sido atendido e ele conseguiu se eleger com 1.014 votos.

Será que esses vereadores conseguirão colocar seus projetos em prática?. Todos são da base do prefeito  Eduardo Bulhões. É sabido que para ser um vereador atuante é necessário trabalhar de maneira colaborativa com seus pares e atender as expectativas do grupo majoritário.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.