Quitéria Souza
Santana do Ipanema: Uma gestão de cara nova. Será?
O Executivo Municipal é uma parte da administração pública responsável por gerir toda a cidade e implementar políticas públicas municipais. O chefe deste poder é o prefeito eleito em votação popular. Uma das prerrogativas dele é a nomeação de seus secretários, que é de livre escolha e de livre exoneração.
Os secretários são auxiliares direto do prefeito e é necessário ter um papel fundamental na gestão de serviços importantes que farão a diferença na vida dos munícipes.
Os secretários, em sua maioria, são escolhidos com base em sua competência técnica, ou seja, que tenha experiência na área que vai gerir. Ocorre que temos também os chamados "secretários políticos", aqueles que são indicados como uma forma de cumprir um determinado apoio político nas eleições. Esses cargos são dados normalmente para aliados que fazem parte do grupo e parceiros derrotados na disputa eleitoral.
Na cidade de Santana do Ipanema, o prefeito eleito Eduardo Bulhões (MDB) anunciou no dia 1° os nomes dos secretários para a gestão 2025-2028. Os escolhidos, em grande parte, integraram os governos de Isnaldo e Christiane Bulhões.
Os nomeados já conhecidos são: Antônio de Pádua Nunes Batista, Antônio José Bento de Melo, Cleudson Aquino Nobre, Danylo Bezerra, Jorge Luiz Tavares de Santana, José Antônio Soares Campos, José Marques Silva, Marcelo Melo Silva, Maria Verônica de Araújo e Renilde Silva Bulhões Barros.
As pastas de Saúde, Educação, Agricultura, Turismo, Políticas para Mulheres e a recém-criada Mobilidade Urbana têm chamado um pouco mais de atenção da população santanense.
Na pasta da Saúde assume a competente Fabiana Soares Xavier Cintra. Graduada em enfermagem e funcionária pública de Santana do Ipanema há 16 anos.
Na Educação, a professora Salete de França Machado Soares foi a escolhida para ser gestora. Ela já tinha assumido interinamente o lugar do ex-secretário Júnior Genuíno.
Na secretaria de Agricultura, o nome da vez foi Elder Rodrigues da Paixão, filho do ex- vereador Meirica e irmão do vereador eleito, Júnior de Merica. Nos bastidores da política, comenta-se que esse cargo foi um acordo firmado entre as partes ainda no período eleitoral. O site Alagoas na Net antecipou este e os últimos nomes em matéria antes mesmo do anúncio oficial, RELEMBRE AQUI.
A ex-prefeita e avó de Eduardo está comandando três secretarias: Governo, Mulheres e Turismo. Contudo, é sabido que a vereadora eleita Luana de Mário do Laboratório foi convidada para ser secretária desta pasta, mas não teria aceitado o convite. Então, observando o poder de estratégias dos Bulhões, essas duas secretarias estão em aberto, quem será que assumirá?
Uma novidade foi a criação da Secretaria de Mobilidade Urbana, que agora tem como titular o ex-vereador Moacir Júnior, derrotado no último pleito, em uma das eleições mais difíceis para a Câmara Municipal.
A gestão de Júnior do Detran é um desafio, pois a Mobilidade Urbana abrange dois pontos importantes: competência e acessibilidade, buscando meios que melhorem o deslocamento e movimento de pessoas dentro de áreas urbanas, como os meios de transportes e veículos
Independentemente de cargos técnicos ou políticos, um bom gestor é aquele que, além de ter habilidades administrativas e técnicas, seja capaz de compreender e atender às necessidades básicas de sua sociedade e ser capaz de promover o bem comum a todos.
Montada a equipe que andará lado a lado com o prefeito, resta uma pergunta: o que se espera da gestão de Eduardo Bulhões? Será aplicada as suas decisões políticas para gerir o município ou os veteranos conduzirão o destino da cidade?
COMENTÁRIOS