Santanenses se reúnem para discutir formação de Comitê em defesa do Rio Ipanema

09 jul 2013 - 00:54


Foto: Paulo Cesar

Foto: Paulo Cesar

Durante a tarde desta terça-feira (8), na cidade de Santana do Ipanema, uma comissão formada inicialmente por santanenses de vários seguimentos da sociedade, se reuniu na Escola Estadual Helena Braga das Chagas, com a intenção de trabalhar a formação de um Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio Ipanema.

A reunião é descrita pelos próprios participantes como: “um embrião a ser desenvolvido”, mas serve como o ponta pré-inicial para um debate a muito esquecido, que é a preservação e recuperação do Rio Ipanema, que apesar de não nascer em Alagoas, dá nome a uma das mais importantes cidades do Sertão Alagoano, além de banhar outras cidades do nosso Estado.

Amantes do Ipanema

Um defensor incondicional das belezas, ainda existentes, do Rio Ipanema, o diretor adjunto da Escola Municipal São Cristóvão, Ariselmo de Melo, apresentou um slide mostrando vários locais ainda preservados do rio. O professor revela nas imagens locais do rio que ainda não sofreram com a ação do devastadora do homem e afirmou que o mesmo realiza acampamentos em seu leito com sua família, há alguns anos.

Em seu Facebook, Ariselmo declara, em relação a uma das fotos por ele revelada: “Vejam que bela foto tirada no Rio Ipanema, em Santana do Ipanema. Vamos preservar o nosso rio antes que seja tarde demais; estão destruindo, desmatando e poluindo o rio com lixo”.

Sérgio Campos, Manoel Messias, Ariselmo e Paulo Cesar debatem medidas para a criação do Comitê (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Sérgio Campos, Manoel Messias, Ariselmo de Melo e Paulo Cesar debatem medidas para a criação do Comitê  do Rio Ipanema (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Em seguida, mostrando o contraditório, da beleza ainda preservada do nosso querido Rio Ipanema, o funcionário público estadual Sérgio Campos, apresentou outras imagens do Ipanema, onde mostra o lado degradante do rio, na área urbana, em regiões que vão, do Bebedouro a Barragem.

“Faz um ano que venho fotografando a área urbana do Rio Ipanema, mas o trabalho ainda está em andamento, mesmo assim as imagens chocam, principalmente para quem viu e desfrutou ativamente das benesses que o nosso rio sempre nos ofereceu”, disse Sergio Campos.O santanense também lembrou do tempo em que as famílias de nossa cidade realizavam piqueniques e os pescadores tiravam seus sustentos das águas limpas do rio temporário.

Sérgio Campos também apresentou material informativo sobre dados bibliográficos do Rio Ipanema, contidos no livro “Ipanema, Um Rio Macho”, do professor e pesquisador Clerisvado B. Chagas.

Informativo mostra alguns dados do Rio Ipanema e suas características (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Informativo mostra alguns dados do Rio Ipanema e suas características (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Representantes públicos

Representando a administração municipal na questão do meio ambiente, o Diretor de Meio Ambiente, Manoel Messias Ferreira dos Santos disse que estava ali com o aval do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, se colocando à disposição no que fosse preciso para que o projeto “Salve o Rio Ipanema”, saia do papel e passe à realidade.

O vereador presidente da Câmara Municipal de Santana do Ipanema, José Vaz, também marcou presença e sugeriu a realização de reunião com especialistas e conhecedores da causa, onde possa ser orientado a formação de tal Comitê.

O presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema participou do debate (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

O presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema participou do debate (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Estiveram presentes, o diretor da Escola Estadual Helena Braga das Chagas, professor Marcello Fausto – que disponibilizou o espaço físico, junto com os equipamentos da sala de informatica para apresentação do material, o professor secretariou a reunião; a professora Sueli Malta Campos, representante da Secretaria de Educação; o estudante de jornalismo e diretor do site Alagoas na Net, Lucas Malta de Campos; o professor Paulo César Eufrásio da Silva – representante da Secretaria de Ação Social, que articulou para o próximo encontro no mês de agosto, com militantes da questão ambiental estadual: a exemplo do Presidente do Comitê Gestor da Bacia do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda e de membros do Conselho Estadual do Meio-Ambiente.

Da Redação

 

Comentários